segunda-feira, 22 de junho de 2009

Prefeitura aterra lagoa em área de mata atlântica

por Josias Pires

A prefeitura de Salvador está aproveitando a dispersão generalizada decorrente do feriadão joanino para acelerar o aterro da lagoa do Vale Encantado, que só não se consumou graças à vigilância do jornal A Tarde, que tem dado visibilidade à ação de fiscais do IMA. Pena que hoje o jornal acabou comprando a versão do advogado da empresa, que contesta a ação judicial de suspensão da obra alegando que a lagoa está fora da área embargada. O que não é verdade. De qq sorte, o jornal tem feito um bom trabalho e ontem (dia 22) acompanhou, mais uma vez, a ação fiscalizadora do IMA, que tem tentado impedir o reinício do serviço e garantir o embargo determinado pelo juiz Everaldo Cardoso de Amorim, da 8a. Vara da Fazenda Pública, desde o dia 12 de junho.

As obras de aterramento da lagoa estão sendo feitas por uma empresa contratada pela prefeitura. O fiscal do órgão ambiental do Estado, César Ribeiro garantiu que a área em litígio "é uma área de unidade de conservação de uso restrito. A prefeitura já foi notificada e qualquer obra fere o princípio da precaução“, argumentou. A polícia ambiental também se encontrava na área para o caso da empresa insistir na continuação do aterro da lagoa.

O jornal informa também que em 2007, a própria prefeitura, sob a gestão do atual prefeito João Henrique, criou o Parque do Vale Encantado para preservar a Mata Atlântica, decisão ocasionada pela luta dos moradores da região. Para evitar a destruição da mata, na época da criação do parque foi suspenso o projeto da via Leste-Oeste, que ligaria a avenida Pinto de Aguiar à Orlando Gomes, e ajudaria a desafogar o trânsito na avenida Paralela, hoje um dos principais vetores de crescimento da cidade, onde estão sendo construídos dezenas de prédios residenciais e comerciais, inclusive shoppings centers, devastando os últimos resquícios de mata atlântica do município de Salvador.

Até hoje a Prefeitura não fez a demarcação do Parque nem tomou iniciativas concretas para viabilizá-lo. Ao contrário, como está se vendo neste episódio do aterramento da lagoa. O aterramento está sendo justificado agora pela construção de uma nova via de acesso ligando esta avenida - Paralela - ao Shopping Paralela, recentemente inaugurado, e aos condomínios de luxo Greenville e Colinas Jaguaribe, ambos em construção.

Nenhum comentário: