segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Prato cheio para as assessorias

Mônica Bichara
A proliferação de sites jornalísticos é um diferencial da atual campanha política e um prato cheio para as assessorias de imprensa dos candidatos, que conseguem emplacar matérias diárias, muitas vezes com fotos e na íntegra. Desse jeito é fácil fazer jornalismo.

Aliás, os jornais não ficam muito atrás e também publicam releases e fotos de interesse dos prefeituráveis, com raras e honrosas exceções.
Um bom exemplo foi a matéria de Patrícia França, na edição de sábado do jornal A Tarde, sobre a caminhada de ACM Neto contra o preconceito, no centro da cidade, ao lado do travesti e candidato a vereador Léo Kret. Muito boa.
A foto que ilustra a reportagem, do deputado sorridente enquanto o dançarino lhe tascava um beijo no rosto, certamente não sairia se a editoria ficasse esperando uma foto de assessoria.

Quem se der ao trabalho de visitar um desses sites, perde muito pouco se não tiver tempo nem paciência para percorrer os demais. Pelo menos em termos de sucessão municipal. Pior para o candidato do PSOL, Hilton Coelho, que não tem cacife para enfrentar em pé de igualdade as estruturas montadas pelos comitês dos demais concorrentes.

BAIRRO DA PAZ – Os sofridos moradores do Bairro da Paz nunca foram tão lembrados. Esta semana passaram por lá quatro dos cinco candidatos a prefeito.
A maratona começou dia 23 com ACM Neto prometendo levar para lá as câmeras do seu Big Brother, uma arma contra a violência que tomou conta do bairro. No dia 17 o tiroteio comeu solto e morreram mais dois homens, aumentando a sangrenta estatística do crime em Salvador – no mesmo bang-bang duas crianças ficaram feridas.

No último sábado, dia 30, passaram por lá, quase em bloco, percorrendo a Rua da Resistência e a Praça das Decisões, João Henrique, Imbassahy e Walter Pinheiro.
Não se sabe ainda se a coincidência foi um erro das assessorias ou uma arapuca dos líderes comunitários, de propósito para confrontar os opositores. De repente, daria até para um novo debate cara-a-cara, com perguntas feitas pela comunidade e sem as regras impostas pelos marqueteiros. Nem sabatina em estúdio.

Não houve o confronto, mas, com certeza, muitos moradores acompanharam de perto a movimentação dos políticos e suas claques, ouvindo atentamente as promessas de campanha para cobrar mais tarde de quem vencer o páreo.
Regularização fundiária, melhoria dos serviços públicos e redução da violência foram temas infalíveis nos discursos.

2 comentários:

Joana D'Arck disse...

Legal Mônica. Muito justo o destaque para a matéria de Patrícia França. Muito boa mesmo. Joana.

Suely Temporal disse...

Onde estão esses sites que publicam releases na íntegra? Quero mandar os dos meus clientes pra lá (hehehehe)